Especialista francês afirma que pandemia de gripe suína é um fato

A pandemia de gripe suína já é um fato e a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve declarar oficialmente o nível 6, afirmou o francês Antoine Flahault, diretor da Faculdade de Altos Estudos de Saúde Pública.

AFP |

"A nível epidemiológico, a pandemia está presente, já começou", declarou o especialista.

O cientista disse ainda que a OMS deveria declarar oficialmente o nível 6 "o mais rápido possível".

Segundo Flahault, o termo pandemia para esta gripe implica uma extensão geográfica do vírus por vários continentes e a presença de uma nova cepa no plano imunológico, contra o qual as pessoas são pouco ou não imunizadas, o que é o caso para o vírus A (H1N1).

Além do México, foco da epidemia e país mais afetados com 108 mortes, Estados Unidos, Canadá, Chile, Costa Rica, Colômbia e República Dominicana também registraram casos fatais.

Na terça-feira, a OMS anunciou estar muito perto de decretar o nível 6 de alerta pandêmico, o máximo, para o vírus A (H1N1), que já contaminoua 26.563 pessoas em 73 países, provocando 140 mortes.

No entanto, a OMS está preocupada em não criar pânico, levando em consideração a virulência relativamente fraca do vírus, equivalente ao da gripe comum.

"O plano não deve gerar consequências excessivas e inapropriadas. O vírus não é o H5N1 da gripe aviária, não tem a mesma virulência (H5N1: 60% de letalidade) nem representa a mesma problemática", disse Flahault.

BC/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG