Especialista diz que Irã deve ter mais instalações nucleares escondidas

Londres, 28 set (EFE).- O Irã provavelmente tem mais instalações nucleares secretas além daquela recém-revelada e cuja construção está sendo concluída, afirmou hoje um especialista.

EFE |

Em entrevista coletiva em Londres, Mark Fitzpatrick, diretor do programa de não-proliferação e desarmamento do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), falou hoje da nova usina de enriquecimento de urânio do Irã, que fica sob uma colina perto da cidade xiita de Qom, cerca de 150 quilômetros a sudoeste de Teerã.

"Há outras instalações não conhecidas no Irã que poderiam ajudar na produção de uma arma nuclear? Eu acho que provavelmente existem outras instalações", afirmou Fitzpatrick.

O especialista argumentou que o regime de Teerã "precisa de uma usina de conversão de urânio" para abastecer a de enriquecimento.

Para Fitzpatrick, "não faz sentido" construir instalações de enriquecimento de urânio sem um lugar específico para a conversão deste minério. Por isso, ressaltou ele, este local "deve existir em algum lugar do país".

Sobre a instalação que está sendo construída em Qom, o especialista disse não achar que ela "vai interferir no calendário ou nos cálculos" sobre quando o regime iraniano pode ter uma bomba nuclear pronta.

"O Irã não necessariamente vai construirá e provavelmente não fará uma arma nuclear nas instalações que declarou. Eles provavelmente a construirão em uma instalação clandestina", acrescentou.

Perguntado se o Irã já dispõe de uma bomba atômica, Fitzpatrick se recusou a fazer especulações, mas disse que "possivelmente pode ter uma dentro de um ano ou mais tarde". EFE pa/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG