totalmente curável - Mundo - iG" /

Especialista diz que câncer de Fujimori é totalmente curável

Lima, 11 jun (EFE) - O câncer na língua do qual foi operado o ex-presidente peruano Alberto Fujimori tem uma previsão muito boa e é totalmente curável, afirmou hoje o oncologista peruano Elmer Huerta. O especialista, fundador de Prevención Inc., uma organização com sede no Instituto do Câncer em Washington, declarou à emissora Radioprogramas que a lesão retirada de Fujimori na quinta-feira passada é um dos tipos mais adiantados de carcinoma que existem.

EFE |

"Alberto Fujimori tem sorte porque descobriram o câncer quando é totalmente curável na grande maioria dos casos. A previsão para ele é muito boa", ressaltou.

Huerta, que estudou medicina na Universidade de San Marcos de Lima e se especializou em oncologia no instituto Johns Hopkins, dos Estados Unidos, disse que os exames feitos no ex-governante determinaram que sofria de um câncer de 4 milímetros conhecido como microinvasor.

"O câncer micro invasor é um dos tipos mais adiantados de câncer", disse, para depois explicar que o carcinoma tinha começado com uma invasão a uma distância de 4 milímetros da leucoplasia que Fujimori apresentou na língua.

O ex-líder reapareceu hoje no julgamento contra si por violações aos direitos humanos, suspenso há uma semana para que o ex-chefe de Estado fosse submetido à cirurgia que extirpou sua lesão cancerígena.

O Instituto Médico Legal (IML) confirmou que a operação foi curativa, ou seja, que foram retirados os focos de câncer, e que Fujimori, de 69 anos, deverá se submeter a controles médicos periódicos.

A sessão de hoje durou só meia jornada para "garantir o restabelecimento absoluto do acusado", segundo dispôs o presidente da Sala Penal Especial, César San Martín, em consideração pela convalescença do ex-governante, ao qual os médicos recomendaram não falar mais de quatro horas diárias. EFE.

dub/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG