Especialista chinês alerta de réplicas tão devastadoras quanto terremoto

Pequim, 12 mai (EFE).- Um especialista do Escritório Sismológico da China alertou hoje que poderiam ocorrer réplicas do terremoto registrado no sudoeste chinês que poderiam ter conseqüências tão devastadoras quanto o terremoto principal, informou a agência oficial Xinhua.

EFE |

"Um grande terremoto pode liberar grande parte da energia acumulada, mas não toda, e suas réplicas podem causar desastres", disse Zhang Guomin, sismólogo do escritório.

No geral, as réplicas são mais fracas que o tremor principal, mas muitos edifícios, danificados pelo primeiro terremoto, podem cair com os tremores posteriores, acrescentou.

Afirmou que Wenchuan, distrito da província de Sichuan onde foi localizado o epicentro do terremoto, de 7,8 graus na escala Richter, é uma zona "proclive aos terremotos, porque está sobre uma falha" geológica.

O terremoto, ocorrido às 14h28 (3h28 de Brasília), é um dos piores já sofridos pela China nos últimos 30 anos e afetou especialmente as províncias de Sichuan, Yunnan e Gansu, assim como a localidade de Chongqing. EFE ub/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG