ajudou a traçar estratégia do Rio, diz Nuzman - Mundo - iG" /

Espanhol ajudou a traçar estratégia do Rio, diz Nuzman

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, revelou neste sábado que um conselho dado pelo espanhol José Antonio Samaranch em 1999, quando era presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), ajudou a traçar a estratégia do Rio de Janeiro - que acabou derrotando Madri e vai sediar a Olimpíada de 2016.

BBC Brasil |

"Ele me disse: 'O que vai dar certo para levar a Olimpíada para o Brasil é fazer o Pan-2007 e apresentar a candidatura para 2016", afirmou. "Ontem, eu mandei uma mensagem para ele lembrando isso."

Ironicamente, o espanhol Samaranch, hoje presidente honorário do COI, era um dos mais fortes representantes da candidatura de Madri, eliminada na última rodada de votos na sexta-feira.

Nuzman afirmou ainda que "foi a pessoa que mais torceu" pela vinda do presidente americano, Barack Obama, a Copenhague.

"Não sei quem foi o gênio que espalhou a ideia de que a presença dele iria fazer o Rio perder", disse Nuzman, que também é membro do COI, mas não pode votar na sexta-feira por ser parte da comissão da Rio 2016.

Começo dos trabalhos
Ainda neste sábado, o presidente do COB participou da primeira reunião de trabalho com os membros do COI após a escolha do Rio para sediar a Olimpíada de 2016.

"O primeiro conselho deles foi: 'relaxem'", contou Nuzman, em entrevista coletiva após o encontro.

Segundo ele, o primeiro encontro da equipe de organização da Rio 2016 com o COI será no Brasil em meados de novembro.

"Será quando os vários níveis envolvidos, como governantes, técnicos e outros começarão a trabalhar para os Jogos", explicou.

Na semana que vem, Nuzman participa do 13º Congresso Olímpico em Copenhague, que deve decidir, entre outras coisas, se golfe e rugby devem entrar na lista dos esportes olímpicos.

"Eu vou votar a favor, e o projeto da Rio 2016 já tem como se adaptar para incluir estes dois esportes, caso eles sejam aprovados", concluiu.

    Leia tudo sobre: olimpíada

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG