El Gordo - Mundo - iG" /

Espanhóis acompanham ao vivo o maior sorteio de loteria do mundo, El Gordo

A tradicional loteria espanhola de Natal, chamada de El Gordo, um evento considerado o maior sorteio do mundo - num montante de 3,2 bilhões de dólares - teve 195 ganhadores do prêmio máximo nesta nesta segunda-feira. Cada um levou cerca de 4 milhões de dólares, livre de impostos.

AFP |

O sorteio, no centro de Madri, durou cerca de sete horas e foi acompanhado ao vivo por milhões de espanhóis.

Além do principal, El Gordo distribui outros 13 mil prêmios.

O número vencedor, o 32.365, foi vendido em oito províncias espanholas (Alicante, Barcelona, Soria, Orense, Guipúzcoa, Jaén, Madri e Zaragoza).

Neste ano, a loteria espanhola atraiu apostadores de 140 países, que compraram os bilhetes disponíveis pela internet.

De acordo com as estimativas, quatro em cada cinco espanhóis teriam comprado o bilhete, num momento em que o país se vê gravemente afetado pela crise econômica. O sorteio já se transformou em tradição na época de Natal.

Segundo o jornal espanhol El País, foram vendidos cerca de 85 mil bilhetes para o sorteio desse ano. O diário cita dados da Organização Nacional de Loterias segundo os quais os espanhóis gastaram, em média, 72 euros na compra de bilhetes para o sorteio deste ano.

Por superstição, os espanhóis se renderam a números terminados en 3, 5 e 7, os que têm mais saída na história.

Alguns dias depois do anúncio da demissão de 1.680 trabalhadores na fábrica Nissan de Barcelona (nordeste), os empregados fizeram um bolão, apostando no número 01680.

Também teve muita saída o número de vôo (5022) do avião de Spanair que se acidentou ao decolar em Madri no dia 20 de agosto, causando 117 mortos, assim como a data da vitória do time de futebol da Espanha na final da Euro-2008, em Viena, no jogo contra a Alemanha (29 de junho).

Como acontece todos os anos, crianças de escolas locais da capital cantaram ao vivo os números sorteados em forma de canto gregoriano.

ot-apa/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG