Espanha vai liderar grande mobilização mundial contra a miséria, diz Zapatero

A Espanha vai liderar uma grande mobilização contra a miséria, afirmou, nesta sexta-feira, o chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, depois de uma terceira tragédia causada pela imigração clandestina - durante a semana, morreram pelo menos quatro pessoas a bordo de uma pequena embarcação proveniente da África que se dirigia às Canárias.

AFP |

"Vamos fazer com que o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), a Espanha e o governo encabecem uma grande mobilização mundial de apoio a todas as ONGs e à sociedade civil comprometida", afirmou Zapatero durante um comício de seu partido na cidade de Granada.

Segundo Zapatero, trata-se de fazer com que "o desafio da miséria, da fome, do desespero, da falta de educação, da saúde e de alimentos básicos converta-se no grande objetivo de todos os países desenvolvidos e de todos os partidos políticos democráticos".

O presidente do governo falou sobre o assunto horas depois da notícia da morte de pelo menos quatro pessoas a bordo de uma embarcação que chegou à ilha de La Gomera no arquipélago das Canárias procedente de Guiné Bissau; 55 sobreviventes foram resgatados.

A Rádio Nacional de Espanha informou que os sobreviventes contaram às equipes de resgate que haviam atirado ao mar os corpos de "várias" pessoas mortas durante a travessia.

Os imigrantes chegaram a La Gomera "por acaso" já que se perderam durante o trajeto, afirmou o diretor da Cruz Vermelha, Juan Antonio Corujo, à Rádio Nacional.

"Se tivessem ficado desorientados por mais algumas horas, as correntes poderiam tê-los arrastado a mar aberto e a tragédia poderia ser ainda maior - teriam desaparecido no Atlântico. Felizmente chegaram a terra," explicou.

O resgate se produziu horas depois da morte de pelo menos 15 imigrantes ilegais africanos, nove deles crianças, a bordo de uma embarcação com a qual queriam chegar a Almeria (sul da Espanha).

No total, 921 imigrantes ilegais morreram em 2007 nessas condições, segundo a APDH-A, uma organização de direitos humanos andaluza.


Leia mais sobre: pobreza - Espanha - imigração

    Leia tudo sobre: espanhaimigraçãopobreza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG