euroamericana da UE em 2010 - Mundo - iG" /

Espanha planeja Presidência euroamericana da UE em 2010

Madri, 12 fev (EFE).- A Espanha dará importância central à relação da União Europeia com a América Latina e com o Caribe durante a Presidência da UE que assumirá no primeiro semestre de 2010, anunciou hoje o chefe de Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

EFE |

"Quero que a Presidência espanhola se distinga por ser euroamericana na mais ampla acepção do termo", disse Zapatero durante um ato em Madri em que apresentou os principais objetivos de seu Governo para a Presidência da União Europeia.

Para isso, segundo ele, o país trabalhará intensamente "pelo fortalecimento dessa associação estratégica 'birregional' que viemos construindo nos últimos anos".

A Espanha "dará todo seu empenho para que a 6ª Cúpula Europa-América Latina-Caribe constitua um salto qualitativo no fortalecimento da relação essencial entre duas regiões do mundo que compartilham fortes laços históricos, sociais, culturais e econômicos", além de valores e princípios democráticos, acrescentou.

Entre os objetivos, ele citou também a assinatura de um acordo de associação entre a União Europeia e a América Central, o primeiro entre ambos os blocos regionais. EFE mlg/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG