sinal claro contra imigração ilegal à União Européia - Mundo - iG" /

Espanha pede sinal claro contra imigração ilegal à União Européia

Cannes (França), 7 jul (EFE).- O ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, disse hoje que, para que a luta contra a imigração ilegal seja efetiva, é fundamental enviar um mensagem inequívoca de que todas as pessoas que entrarem ilegalmente em território europeu serão enviadas de volta a seus países.

EFE |

Rubalcaba indicou que isso é o que fazem as autoridades espanholas "todos os dias", em cumprimento de sua legislação, e assegurou que esse ponto ficou contido no pacto europeu sobre imigração proposto pela Presidência francesa da UE.

Os ministros de Interior dos 27 países-membros do bloco, reunidos em sessão informal em Cannes (França), começam hoje a debater o pacto, elaborado pela França em colaboração com a Espanha, e que também conta com o apoio explícito da Alemanha.

Em entrevista coletiva em uma pausa da reunião, Rubalcaba ressaltou que este documento representa "um passo importantíssimo" em direção ao estabelecimento de uma política comum na UE em matéria de imigração.

Ele se mostrou satisfeito com o texto, que disse refletir o projeto político espanhol, centrado em impulsionar uma imigração legal e ordenada, em função das necessidades do mercado de trabalho, e de modo a facilitar a integração e a luta contra a imigração ilegal.

Além disso, ressaltou a importância de cooperar com os países de origem, "para evitar que as pessoas tenham que imigrar porque passam fome".

O ministro reconheceu que repatriar os imigrantes "não é uma tarefa das mais agradáveis", mas insistiu que é preciso enviar "um sinal inequívoco" no sentido de combater a ilegalidade.

Segundo ele, essa mensagem deve ser acompanhada de outra, sobre a possibilidade de emigrar legalmente à Europa, através dos procedimentos estabelecidos, baseados cada vez mais no princípio de "imigração escolhida". EFE epn/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG