Espanha oferece ajuda a Hugo Chávez no diálogo com a Colômbia

O chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, ofereceu nesta sexta-feira ao presidente Hugo Chávez a colaboração de Madri para o diálogo entre a Venezuela e a Colômbia, durante breve visita do chefe de Estado latino.

AFP |

"Zapatero reiterou a Chávez sua disponibilidade de colaborar em tudo que for solicitado da Espanha para o diálogo entre a Colômbia e a Venezuela", informou a presidência espanhola em um comunicado emitido após o encontro, do qual Chávez saiu sem fazer declarações à imprensa.

As relações entre os dois países latinos atravessam um momento tenso pela decisão de Bogotá permitir o uso de bases colombianas por parte de militares americanos, com o que Caracas não concorda.

Chávez também se encontrou com o rei Juan Carlos I da Espanha, e não hesitou em brincar com a nova imagem do soberano ao ser recebido no Palácio de la Zarzuela.

"Deixou a barba crescer, como o Fidel", comentou Chávez. O rei, no mesmo tom informal, também não deixou por menos: "É para mudar um pouco o 'look'".

Os dois realizaram uma breve reunião na residência oficial da Família Real espanhola, após a qual não houve declarações oficiais.

Tal como já aconteceu há um ano no Palácio de Marivent, na ilha de Mallorca, o rei recebeu o presidente com um afetuoso aperto de mãos, para alegria das dezenas de fotógrafos presentes no momento.

Chávez aproveitou uma escala na capital espanhola depois de seu giro pelo Oriente Médio, norte da África, Rússia e Belarus.

Em julho passado, Chávez e Juan Carlos deram por encerrado o incidente ocorrido na Cúpula Ibero-americana do Chile, em novembro de 2007, quando o rei espanhol lançou o famoso "por que não te calas?" para o presidente venezuelano, que, na ocasião, insistia em interromper o discurso de Zapatero.

Depois de sua visita ao palácio, Chávez se dirigiu a uma livraria no centro de Madri, onde foi recebido com vaias e gritos de "Fora Chávez", "Corrupto" e "Amigo de Ahmadineyad".

gr/fz/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG