Espanha nomeia novo secretário para região ibero-americana

Madri, 14 abr (EFE).- O ex-diretor da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) Juan Pablo de la Iglesia será o novo secretário de Estado da Espanha para a região ibero-americana, substituindo Trinidad Jiménez.

EFE |

O ministro de Relações Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, anunciou a nomeação dele na posse de sua substituta à frente da Aecid, Elena Madrazo.

De la Iglesia, que assumiu a direção da Aecid, em 2008, após ter sido secretário-geral desde 2004, será designado oficialmente em seu novo posto na sexta-feira pelo Conselho de Ministros.

Trinidad Jiménez, que ocupava este cargo desde 2006, foi nomeada há uma semana ministra da Saúde e Política Social pelo presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

Nascido em Madri há 60 anos, De la Iglesia deixou a Aecid em março e foi nomeado pelo Conselho de Ministros embaixador em missão especial para Assuntos Humanitários e Sociais no final desse mesmo mês.

Formado em Direito e diplomata de carreira desde 1973, tem uma ampla experiência na política ibero-americana após ter ocupado o cargo de diretor-geral de Política Externa para esta região, além de ter sido embaixador da Espanha na Guatemala e no México. EFE cpg/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG