Espanha: incêndio florestal obriga evacuação de milhares de pessoas

Um incêndio florestal, que aparentemente começou depois que uma torre de alta tensão foi derrubada pelos fortes ventos que castigam o país, já obrigou a evacuação de 14.000 pessoas no município de La Nucia (Alicante, sudeste).

AFP |

O fogo começou por volta das 9H30 (8h30 GMT), com a "queda de uma torre elétrica" em meio ao forte vendaval, indicou em uma entrevista coletiva o conseller (ministro regional) do governo da região de Valência, Serafín Castellano, destacando, no entanto, que "não há nada confirmado ainda" sobre as causas do sinistro.

O incêndio, que também afeta os municípios de Benidorm, Finestrat e Polop de la Marina, continua fora de controle. Mais de 500 bombeiros trabalham no combate às chamas, e esperam reduzir o perímetro do fogo até a noite deste sábado, informou à AFP um porta-voz dos serviços de emergência.

Os fortes ventos de até 110 km/h dificultam o trabalho dos bombeiros e ajudam a espalhar ainda mais as chamas, além de impedir a utilização de aviões e helicópteros.

Castellano explicou que, num primeiro momento, as autoridades realizaram a evacuação preventiva de 15 localidades, "não apenas devido à proximidade com as chamas, mas também por causa da fumaça".

Segundo o conseller, o fogo já atingiu algumas casas e um depósito do centro de reciclagem de resíduos sólidos de Benidorm, enquanto as brigadas tentam conter as chamas colocando barreiras de proteção em reservatórios de gás próximos e em todos os postos de gasolina da área.

"Felizmente, não temos nenhuma desgraça humana para lamentar, registramos somente feridos leves internados com intoxicação por causa da fumaça", disse Castellano.

gr/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG