Espanha enviará aviões à Grécia para extinção de incêndios

Bruxelas, 24 ago (EFE).- A Espanha enviará dois aviões-cisterna à Grécia para colaborar nos trabalhos de extinção dos incêndios que, desde sexta-feira passada, se espalharam pelo sul do país, anunciou hoje a Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia).

EFE |

Os aviões espanhóis se juntarão aos outros seis que já foram à Grécia, procedentes da França, Itália e da reserva europeia de aviões anti-incêndios, criada para ajudar os Estados-membros a atenuar incêndios em grande escala.

O Governo grego ativou no sábado passado o mecanismo comunitário de proteção civil, diante do agravamento dos incêndios originados no sul do país, devido a condições meteorológicas extremas.

Após a solicitação, França e Itália ofereceram cada um dois aviões que já operam no terreno, enquanto que Áustria e Chipre colocaram à disposição da Grécia um helicóptero cada, mas Atenas não considera necessário, por enquanto, o uso destes aparelhos.

A Rússia também anunciou o envio de dois aviões e a Turquia, o de um hidravião.

As autoridades gregas expressaram hoje seu otimismo de que será possível controlar o fogo que queimou milhares de hectares de vegetação e cerca de 100 casas em localidades que ficam entre 50 e 15 quilômetros de distância do centro de Atenas. EFE ahg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG