intensidade do alerta contra terrorismo - Mundo - iG" /

Espanha eleva intensidade do alerta contra terrorismo

MADRI (Reuters) - O ministério do Interior da Espanha elevou nesta segunda-feira o nível de alerta antiterrorista de baixa intensidade para alta intensidade até junho, quando termina o mandato do país na Presidência rotativa da União Europeia. A medida foi tomada a poucos dias do começo das férias da Semana Santa, e seis dias depois do assassinato de um policial francês num incidente atribuído ao grupo separatista basco ETA.

Reuters |

"Acontecimentos recentes e a informação disponível aconselham agora elevar o alerta a 'alta intensidade', dentro do nível 2, e mantê-la nesse grau, em todo o território nacional, até o fim da Presidência espanhola da União Europeia", disse nota do ministério.

Em dezembro, a Espanha havia elevado o alerta ao nível 2 por causa do risco de possíveis atentados na época do início da Presidência espanhola do bloco europeu.

O ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, disse na ocasião que o ETA poderia usar esse semestre para cometer um atentado violento ou sequestro de grande relevância.

Depois da morte do policial, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, declarou que o ETA será perseguido e punido com maior gravidade. O grupo luta pela independência da região habitada pelos bascos, no norte da Espanha e sudoeste da França.

O policial francês Jean-Serge Nerin, de 52 anos, foi morto quando sua patrulha tentou impedir o roubo de vários carros em uma loja de automóveis usados nos arredores de Paris.

(Reportagem de Raquel Castillo)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG