Espanha diz que A.Latina terá papel importante em Presidência da UE

Madri, 8 jan (EFE).- A Espanha ressaltou hoje que a América Latina terá um papel de primeira ordem durante a Presidência espanhola da União Europeia, durante a qual trabalhará para que seja assinado um acordo de associação do bloco europeu com a América Central.

EFE |

O secretário de Estado espanhol para a União Europeia (UE), Diego López Garrido, se pronunciou assim em uma entrevista à emissora "RNE" pouco antes de ser realizado, em Madri, o ato oficial em que Espanha assume a Presidência.

López Garrido disse que a Espanha deseja que, "às margens" da cúpula entre a UE, América Latina e Caribe, em maio próximo, pudessem ser assinados acordos de Associação com a América Central e com a Colômbia e Peru.

Além disso, o secretário de Estado espanhol confiou em um avanço nas negociações entre a UE e o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), estagnadas desde 2004.

"Não peço que se chegue a um acordo, porque seria, neste momento, utópico", disse López Garrido, que desejou um avanço "na direção de um acordo com o Mercosul".

Na opinião de López Garrido, tudo isso daria "uma força enorme no futuro às relações da Europa com a América Latina", acrescentando que "estamos em disposição de dar esse salto". EFE me/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG