Espanha diz a Obama que quer cooperar em áreas de interesse comum

Washington, 19 nov (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, enviou hoje ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, a mensagem de que seu país quer cooperar em áreas de interesse comum como a América Latina, o Oriente Médio e o Mediterrâneo.

EFE |

Moratinos, que iniciou nesta quarta-feira uma visita de dois dias aos EUA, transmitiu essa mensagem à ex-secretária de Estado Madeleine Allbright e ao ex-legislador republicano Jim Leach, escolhidos por Obama para os encontros com líderes e altos funcionários estrangeiros durante o período de transição.

Os dois se reuniram de maneira não oficial com os chefes de Estado e Governo do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes), que realizou uma cúpula no sábado passado, em Washington.

O titular de Exteriores espanhol se reuniu hoje em Washington por cerca de 40 minutos com Allbright, e Leach participou da conversa via conferência telefônica, informaram fontes do Ministério de Exteriores.

Segundo as fontes, presentes na reunião, Allbright disse que conhece as vantagens de trabalhar em coordenação com a Espanha em algumas regiões.

Moratinos lembrou a Allbright que a Espanha ocupará a Presidência rotativa da União Européia (UE) durante o primeiro semestre de 2010, o que, destacou o ministro, reforça a importância do país como interlocutor.

O ministro também expressou aos representantes de Obama o interesse da Espanha de seguir participando da redefinição da arquitetura financeira mundial.

Moratinos também participou hoje da assinatura de um acordo na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O acordo fixa o desembolso de quase US$ 12 milhões adicionais pela Espanha para 2009, segundo fontes da OEA.

Esse dinheiro será destinado ao financiamento e execução de projetos e atividades realizados pela Secretaria-Geral da OEA, vinculados às áreas de sustento da democracia, desenvolvimento integral e reforço de capacidades de recursos humanos e institucionais.

Moratinos se reunirá amanhã com o senador republicano Chuck Hagel, o senador democrata John Kerry e a secretária de Estado Condoleezza Rice.

O titular de Exteriores deve reunir-se também com o senador republicano John McCain, rival de Obama durante as eleições presidenciais. EFE tb/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG