Espanha destaca importância do Governo Obama para paz no O.Médio

Viena, 19 dez (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, afirmou hoje em Viena que com a chegada do novo Governo aos Estados Unidos é o momento para pôr em prática a chamada Iniciativa Árabe de Paz para o Oriente Médio.

EFE |

"O momento chegou para que essa Iniciativa Árabe de Paz, que é uma oferta definitiva de uma paz e uma reconciliação entre árabes e israelenses, se torne realidade", disse Moratinos à margem de uma conferência intitulada "Europa e Mundo Árabe", organizada pela Chancelaria austríaca.

O chefe da diplomacia espanhola lembrou, em declarações à Agência Efe, que a Liga Árabe e a Arábia Saudita enviaram uma carta ao presidente eleito dos EUA, Barack Obama, na qual assinalavam "a urgência de iniciar as negociações o mais rápido possível, uma vez que tome posse".

"A Espanha desempenhou, desempenha e desempenhará um papel essencial na solução do conflito entre árabes e israelenses", assegurou Moratinos, que frisou que a União Européia (UE) deverá ter uma grande participação no processo.

A citada iniciativa, estipulada inicialmente em uma cúpula da Liga Árabe em Beirute em 2002, prevê o reconhecimento de Israel por parte dos países árabes, em troca de o Estado judeu se retirar de todos os territórios ocupados desde a Guerra dos Seis Dias (1967), ou seja Cisjordânia, Gaza, Jerusalém Oriental e as Colinas do Golã.

A iniciativa também pede uma solução ao problema dos refugiados palestinos que se viram forçados a abandonar seus lares com a criação do Estado de Israel, em 1948. EFE ll/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG