Espanha confirma 2º caso de gripe suína

Madri, 28 abr (EFE).- O Governo espanhol confirmou hoje a existência de um segundo caso de gripe suína, na cidade mediterrânea de Valência, que se junta ao de um jovem detectado na segunda-feira.

EFE |

A ministra da Saúde e Política Social espanhola, Trinidad Jiménez, informou hoje sobre este segundo caso na Espanha, mas especificou que, "dada a evolução do estado do paciente, receberá alta nas próximas horas".

O paciente, cuja situação é estável, responde bem ao tratamento, disseram as autoridades de Valência.

Ontem, um jovem de 23 anos se tornou o primeiro caso confirmado na Espanha - e na União Européia - de gripe suína, após voltar do México em 22 de abril, aonde foi em viagem de estudos.

O jovem, que mora na localidade de Almansa, recebeu medicação contra o vírus desde o primeiro momento.

O estudante, que continua isolado no centro hospitalar, continua sua recuperação e pode receber alta médica "em dois ou três dias", informaram hoje as autoridades locais.

Todos os casos suspeitos descobertos na Espanha são de jovens que retornaram do México nos últimos dias.

O número de pacientes suspeitos de terem gripe suína no país veio aumentando desde domingo e já foram contabilizados cerca de 20 em estudo, espalhados por todo o território nacional.

A ministra espanhola lembrou hoje que a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de elevar o alerta ao nível quatro significa que é preciso iniciar medidas de vigilância epidemiológica, mas insistiu em que, na Espanha, estas já estão em andamento desde o surgimento dos primeiros casos.

Trinidad Jiménez reiterou que a situação na Espanha é "estável e controlada". EFE mz/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG