Espanha assina no Rio acordo de cooperação com ONU-Habitat

Rio de Janeiro, 23 mar (EFE).- O Governo da Espanha e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) assinaram hoje um acordo de cooperação que prevê o apoio a atividades relacionadas com a sustentabilidade ambiental.

EFE |

O acordo foi assinado pela ministra de Habitação da Espanha, Beatriz Corredor, e a diretora do ONU-Habitat, Anna Tibaijuka, durante o 5º Fórum Urbano Mundial, realizado esta semana na zona portuária do Rio de Janeiro.

A ministra destacou que o acordo "constitui um novo marco no compromisso pelo multilateralismo eficaz e na aposta espanhola pelo sistema das Nações Unidas e, concretamente, no ONU-Habitat".

A Espanha é atualmente o principal contribuinte do programa das Nações Unidas. A ministra lembrou que o país trabalha de maneira conjunta com o ONU-Habitat desde 1986, e ressaltou o interesse espanhol no fortalecimento da cooperação internacional para a prevenção e resolução dos problemas causados pelo crescimento urbano desordenado.

O acordo, assinado hoje, estabelece a troca periódica de pontos de vista sobre as políticas de cooperação para o desenvolvimento em assuntos como a água e o saneamento nas cidades, a reabilitação dos bairros periféricos, o planejamento urbano, a melhora do acesso à moradia e a gestão dos resíduos.

Beatriz Corredor também se reuniu hoje com o ministro das Cidades brasileiro, Márcio Fortes, e tem um encontro previsto com o secretário do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos, Shaun Donovan. EFE joc/pb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG