Eslováquia vai às urnas para eleger novo presidente do país

Praga, 4 abr (EFE).- Mais de quatro milhões de eslovacos votaram hoje no segundo turno das eleições para escolher o presidente do país, nas quais concorrem o atual ocupante do cargo, Ivan Gasparovic, e a candidata opositora Iveta Radicova.

EFE |

Gasparovic, apoiado pelos governantes Partido Social-Democrata e Partido Nacional Eslovaco, e Iveta - candidata do pacto feito pela oposição conservadora, democrata-cristã e da minoria húngara - foram os dois adversários mais votados no primeiro turno, realizado há duas semanas.

Pesquisas indicam que Gasparovic tem pouco mais de quatro pontos de vantagem sobre Radicova. Caso ele vença hoje, será o primeiro presidente eslovaco a se reeleger.

Já a socióloga Radicova quer ser a primeira mulher presidente da Eslováquia desde que o país passou a eleger diretamente seu chefe do Estado, em 1999.

Os primeiros resultados oficiais devem ser divulgados à 0h local (19h de Brasília) e a expectativa é de que mais da metade dos votos sejam apurados durante a madrugada. EFE gm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG