Esforços para negociações de paz no O.Médio ganham impulso, diz UE

Beirute, 1º set (EFE).- O alto representante de Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Javier Solana, afirmou hoje, em Beirute, que os esforços para a retomada do processo de paz no Oriente Médio estão sendo intensificados.

EFE |

"Os esforços estão sendo intensificados antes da realização da reunião da Assembleia Geral da ONU, para que possa haver uma declaração comum que reative o processo político na região, especialmente nesta importante fase da história", afirmou Solana.

Solana falou sobre o assunto durante um encontro que teve nesta terça-feira com o presidente do Líbano, Michel Suleiman.

Segundo uma nota oficial da Presidência libanesa, o representante da UE viaja pela região para analisar de que forma os países poderiam ajudar na retomada do processo de paz no Oriente Médio, "congelado há algum tempo".

A este respeito, Solana destacou o compromisso do presidente americano, Barack Obama, e o empenho do enviado especial dos Estados Unidos ao Oriente Médio, George Mitchell, para pôr fim à crise regional.

O diplomata europeu também disse esperar que a comunidade internacional possa, junto com Israel, encontrar uma solução que permita o retorno dos refugiados palestinos à sua terra.

Referindo-se à situação do Líbano, Solana manifestou o desejo de que o país consiga formar um novo Executivo antes da Assembleia Geral da ONU, que começará em 15 de setembro.

Além disso, ressaltou os esforços do presidente Suleiman para acabar com as divergências internas em todos os níveis e âmbitos.

Amanhã, o alto representante de Política Externa e Segurança da UE chegará ao Egito. Antes de passar pelo Líbano, ele visitou Síria, Israel e Cisjordânia. EFE ks/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG