Escudo americano tem como único alvo os mísseis russos, afirma Lavrov

O escudo antimísseis americano, que terá elementos instalados na Polônia e República Tcheca, tem como único alvo os mísseis russos, afirmou o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, que visita Varsóvia.

AFP |

"Uma simples análise militar demonstra que uma base européia para a defesa global antimísseis dos Estados Unidos não tem, e não terá durante muitos anos, outro alvo que os mísseis russos", afirma Lavrov em artigo publicado no jornal polonês Gazeta Wyborcza.

A Polônia aceitou em agosto, em plena crise georgiana, a instalação em seu território até 2012 de uma base americana com 10 interceptadores capazes de destruir em vôo eventuais mísseis balísticos de longo alcance.

A instalação se completará com a presença de um potente radar na República Tcheca. Segundo Washington, o objetivo do escudo é evitar uma eventual ameaça procedente de países como o Irã.

"Todo especialista imparcial entende que os mísseis do Irã não constituem uma ameaça para a Europa e ainda menos para os Estados Unidos", afirmou Lavrov.

mrm/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG