Escritório do dalai lama prepara nova rodada de conversas com a China

Nova Délhi, 3 out (EFE).- O escritório do dalai lama no exílio indiano de Dharamsala (norte) está preparando uma nova rodada de conversas com as autoridades chinesas para o final do mês, confirmou hoje à Agência Efe um porta-voz do líder religioso.

EFE |

"As conversas acontecerão na China na última semana deste mês, mas ainda temos que fechar a data precisa", disse à Efe o porta-voz Tenzin Taklha.

O dalai lama enviará à rodada seus enviados especiais Lodi Gyaltsen Gyari e Kelsang Gyaltsen, que já tinham participado dos sete anteriores processos de diálogo com as autoridades chinesas, com o objetivo de conseguir uma solução para o conflito do Tibete.

O dalai lama fugiu à Índia no ano de 1959, após a ocupação chinesa do Tibete, e estabeleceu um Governo no exílio na localidade indiana de Dharamsala.

No último ano, o líder budista realizou várias viagens ao redor do mundo para reivindicar uma "autonomia significativa" para o Tibete, mas a China o acusou de buscar, na realidade, a "independência".

Em março, a região foi cenário de violentos protestos que foram duramente reprimidos pelas autoridades chinesas, meses antes do início dos Jogos Olímpicos. EFE daa/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG