Escovar os dentes protege o coração

Uma boca em mau estado, higiene dental insuficiente e gengivas que sangram podem provocar problemas no coração, revelam estudos publicados esta semana em Dublin pela Sociedade de Microbiologia Geral.

AFP |

Os problemas cardíacos são geralmente associados ao cigarro, à obesidade e a um alto índice de colesterol, mas o professor Howard Jenkinson, da Universidade de Bristol, adverte: "pouco importa ter boa saúde ou estar magro, os dentes em mau estado multiplicam as possibilidades de problemas cardíacos".

Segundo os microbiólogos da Universidade de Bristol e do Real Colégio de Cirurgiões da Irlanda, não escovar os dentes leva ao sangramento da gengiva e abre as portas do organismo para centenas de bactérias que povoam a boca.

"A boca é, provavelmente, o ponto mais sujo do corpo humano", diz o doutor Steve Kerrigan, do Colégio de Cirurgiões.

Segundo Kerrigan, as gengivas que sangram permitem que as bactérias entrem nos vasos sanguíneos, onde vão "pegar as plaquetas" (componentes sanguíneos que agem na coagulação) e causar "uma coagulação no interior dos vasos", impedindo que parte do sangue retorne ao coração, com óbvio risco cardíaco.

Outra equipe, dirigida pelo professor Greg Seymour, da Universidade de Otago Dunedin (Nova Zelândia), analisou a ligação particular entre as bactérias provenientes da má higiene bucal e a arteriosclerose.

Este equipe se concentrou no possível papel das "proteínas do estresse", produzidas quando as células estão expostas ao estresse (inflamação, toxinas, falta de oxigênio e etc).

O papel destas "proteínas do estresse" consiste em ajudar às outras proteínas a se deslocar através das membranas celulares.

Normalmente, o sistema imunológico não reage às proteínas do estresse, mas sua reação aos patógenos, no caso as bactérias da boca, provoca uma reação geral contra todas as proteínas do estresse.

Neste caso, "os glóbulos brancos podem se acumular nos tecidos arteriais" e provocar uma arterioesclerose, explica Seymour.

chc/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG