Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Escolhas de Obama sinalizam ênfase à independência energética

Por Caren Bohan CHICAGO (Reuters) - O presidente-eleito dos EUA, Barack Obama, anunciou na quarta-feira que o ex-governador de Iowa Tom Vilsack será o secretário de Agricultura em seu governo e que o senador Ken Salazar ocupará a pasta do Interior. As duas escolhas sinalizam uma ênfase nas suas propostas de reduzir a dependência energética do país.

Reuters |

Em entrevista coletiva na qual se referiu aos escolhidos como "os guardiões da paisagem norte-americana", Obama afirmou que eles estarão na linha de frente das iniciativas para reduzir o uso do petróleo importado e ampliar o consumo de energias renováveis, como os biocombustíveis.

Vilsack, defensor dos combustíveis renováveis, foi um popular governador em dois mandatos em Iowa -- Estado produtor de etanol. Chegou a cogitar uma candidatura a presidente, mas em fevereiro de 2007 desistiu para apoiar Hillary Clinton.

Salazar é senador em primeiro mandato pelo Colorado, outro Estado que produz etanol. Ele chegou a atuar no passado como advogado em causas ambientais.

"Farei de tudo para reduzir a dependência do petróleo estrangeiro", disse Salazar, cuja futura pasta lida com questões de arrendamento de terrenos federais para a extração de petróleo, ao lado de várias outras questões, como os parques nacionais.

O futuro presidente disse que o Departamento do Interior estará "na linha de frente da política ambiental e energética". Como senador, Salazar criticou o governo Bush por sua pressa na concessão de licenças comerciais para a exploração de argila de petróleo em terrenos federais.

Ele também se opôs à venda de licenças para exploração de gás e petróleo no planalto de Roan, no Colorado, defendendo em vez disso concessões graduais em áreas ambientalmente sensíveis.

Nesta semana, Obama havia indicado o Nobel de Física Steven Chu para o cargo de secretário de Energia.

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG