Escolas de samba dão brilho ao Carnaval

Rio de Janeiro, 14 fev (EFE).- O Brasil entrou hoje em seu terceiro dia de Carnaval com festas por todo o país, enquanto as tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro se preparam para desfilar nesta noite no maior espetáculo ao ar livre do mundo.

EFE |

O primeiro dia de desfiles das escolas de samba cariocas do Grupo Especial irá até o amanhecer de segunda-feira, quando seis das 12 escolas que disputam o título passarão com seus milhares de músicos e dançarinos pela Marquês de Sapucaí, que espera cerca de 70 mil espectadores.

O primeiro dia de desfiles da elite do samba carioca será aberto pela União da Ilha do Governador, com uma coreografia de 3,6 mil pessoas dedicada ao personagem épico Don Quixote de La Mancha.

Entre as seis escolas que desfilarão nesta noite, estão a Viradouro, que terá como tema "México, o paraíso das cores sob o signo do Sol", uma homenagem à cultura mexicana, e a Salgueiro, atual campeã, que tentará o bicampeonato com o tema "Histórias sem fim", sobre a magia dos livros.

Logo nas primeiras horas do dia, os carros alegóricos das primeiras escolas a desfilar já ocupavam amplos setores da Avenida Presidente Vargas, no centro, à espera da grande festa no sambódromo. As outras seis escolas do Grupo Especial se apresentarão amanhã.

Enquanto os artistas das escolas davam hoje os últimos retoques nas fantasias e nos carros alegóricos, dezenas de milhares de pessoas se divertiam nas ruas da cidade ao som dos blocos, que desde sexta-feira agitam o Carnaval.

Este ano, o Carnaval carioca, o mais famoso do país, tem entre seus convidados de luxo a cantora americana Madonna, a rica herdeira Paris Hilton, o jogador de beisebol Doug Reinhardt e o ator britânico Gerard Butler, todos esperados para esta noite na Sapucaí.

O furor do Carnaval se estende por todo o país. Além do Rio, a festa se estende a diversas cidades, especialmente do Nordeste.

Em Salvador, berço de inúmeras personalidades da música brasileira, milhões de pessoas se divertem sem parar desde quarta-feira seguindo os trios elétricos.

Os trios percorrem de manhã, tarde e noite dois circuitos carnavalescos urbanos que abrangem várias avenidas e em cujos arredores a multidão dança sem se importar com as altas temperaturas.

Cenas similares podem ser vistas no Recife e na cidade vizinha de Olinda, assim como nas outras capitais nordestinas.

Da mesma forma que ontem no Recife, os possíveis candidatos presidenciais Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil, e José Serra, governador de São Paulo, foram ao Carnaval de Salvador e são esperados hoje no sambódromo do Rio, de olho em possíveis votos para as eleições de outubro.

Em São Paulo, a parte alta da festa no Sambódromo do Anhembi terminou na manhã de hoje com o desfile de outras sete escolas de samba do Grupo Especial, após os desfiles das outras entre a noite da sexta-feira e o amanhecer do sábado.

Um dos desfiles de maior destaque desta madrugada foi o da escola Gaviões da Fiel, formada por torcedores do Corinthians, que nesta ocasião abordou o centenário da fundação da equipe.

O atacante Ronaldo, celebridade do clube, participou do carro alegórico que fechou o desfile, vestido de branco e ao lado de uma escultura formada por bolas de futebol. EFE wgm/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG