Escola onde Obama estudou na Indonésia comemora a posse

Por Jennifer Henderson JACARTA (Reuters) - Os alunos da escola onde Barack Obama estudou quando morou na Indonésia tiveram um dia de folga na quarta-feira, enquanto convidados e jornalistas invadiam as salas da instituição que ensinou Obama por dois anos.

Reuters |

Obama passou quatro anos na Indonésia, depois que sua mãe, Ann Dunham, se casou com o indonésio Lolo Soetoro, após o fim de seu casamento com o pai queniano de Obama.

"Ter Barack Obama como presidente vai automaticamente aumentar a motivação e o espírito de buscar educação", disse Hasimah, o diretor da Escola Estadual Menteng 01.

Mas o interesse da mídia na quarta-feira tem impedido os alunos de se concentrarem nos estudos.

Zulkifly, da sexta série, disse ter sido entrevistado três vezes enquanto esperava seus pais lhe buscarem, em frente à escola.

"Há muitos jornalistas aqui", disse o menino de 11 anos.

Os indonésios acompanham com interesse a trajetória política de Obama e a mídia local está repleta de matérias sobre a sua antiga escola e as casas onde viveu quando morou no país.

Obama tinha seis anos quando se mudou para Jacarta, onde frequentou uma escola católica e, então a Menteng 01.

A escola Menteng logo se tornou uma polêmica, depois que uma revista conservadora norte-americana escreveu em seu site, em 2007, que era uma madrassa, escola islâmica radical. A escola, que fica em um subúrbio tranquilo, é, na verdade, frequentada por alunos de vários credos.

Uma ex-colega de classe de Obama, presente na cerimônia de comemoração da posse, na escola, disse que quer se encontrar com o presidente norte-americano novamente.

"Ah, se tivéssemos uma chance de trocar umas palavrinhas com ele, relembrando os velhos tempos", disse Sandra Sambuaga Mangie.

"Não quero falar de política ou de questões atuais. Só quero falar do tempo que ele passou na Indonésia, como nosso colega de classe", acrescentou.

Colegas e professores de Obama em Jacarta se lembram dele com afeição e dizem que ele era uma criança que adorava personagens de histórias em quadrinhos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG