REEDSBURG, Wisconsin - Uma escola elementar encorajou crianças a vestirem roupas do sexo oposto e atraiu ataques de uma emissora de rádio cristã. A transmissão gerou comoção e inúmeros telefonemas ao distrito de ensino local.

Estudantes da Escola Elementar Pineview, em Reedburg, usaram fantasias durante as aulas da semana passada como parte de uma tradição escola anual conhecida como Wacky Week (Semana Maluca, em tradução literal). Na sexta-feira os estudante foram encorajados a se vestir como idosos ou membros do sexo oposto.

"Nós acreditamos que essa é uma mensagem errada para estudantes de uma escola elementar", disse Jim Schneider, diretor de programação da emissora. "Nossa emissora promove os valores familiares tradicionais. Nos preocupa quando uma escola do nosso distrito ataca o centro dos valores bíblicos. Promover isso a estudantes de uma escola elementar é simplesmente errado.

Schneider apresenta "Crosstalk", um programa de rádio cristão que recebe ligações do âmbito nacional.

Depois da transmissão do programa, tanto a escola quanto o Distrito de Ensino de Reedsburg receberam inúmeras reclamações sobre o evento.

A resposta surpreendeu a diretora da escola Tammy Hayes, que disse que ninguém havia se oposto ao evento anteriormente. Segundo ela, um aviso a respeito da Wacky Week foi enviado ao pais na semana anterior e também incluído no boletim semanal da escola.

O evento não foi uma tentativa de promover a mudança nos hábitos de vestimenta, o homossexualismo ou papéis alternativos ao gênero, afirmou o administrador do distrito de ensino Tom Benson.

"Não era nosso propósito promover idéias transgênero", disse Benson a Baraboo News Republic. "Nosso propósito era simplesmente ter uma Wacky Week, misturar um pouco de bobagem à nossa leitura e aritmética".

O tema para sexta-feira veio dos próprios estudantes, disse Hayes.

"É diferente a cada ano. Eles apresentam as idéias e votam no que gostariam de fazer de segunda à sexta-feira", afirmou Hayes. "...Esse dia não quis dizer nada em especial. Os alunos queriam se divertir e inventaram um dia em que poderiam se vestir de outra coisa".

Cerca de 40% dos alunos se fantasiou na sexta-feira, estimou Hayes, com metade destes usando roupas do sexo oposto.

"Posso garantir que não teremos mais essa atividade", disse Hayes.

Reedsburg fica no sul do Winsconsin, cerca de 96 km noroeste de Madison.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.