Escândalo derruba ministra britânica do Interior

Por Keith Weir e Adrian Croft LONDRES (Reuters) - A ministra britânica do Interior, Jacqui Smith, pretende renunciar, disse na terça-feira uma fonte próxima a ela, que se torna assim a mais importante vitima política do atual escândalo envolvendo gastos dos parlamentares britânicos.

Reuters |

O Partido Trabalhista, do primeiro-ministro Gordon Brown, deve ser massacrado nas eleições europeias e locais de quinta-feira, e Brown deve reformular sua equipe em seguida, num esforço para que o governo recupere ao menos parte da sua credibilidade antes de uma eventual eleição parlamentar.

Os britânicos estão furiosos com o uso de verbas oficiais para gastos supérfluos dos políticos, como reformas em quadras de tênis e limpeza de jardins.

A reputação de Smith foi particularmente abalada com a divulgação, em março, de que ela usara sua verba de parlamentar para pagar a locação de dois filmes eróticos para seu marido.

"Ela falou com o primeiro-ministro na Páscoa e disse que considerava que a próxima reforma do gabinete seria a hora certa para sair", disse a fonte à Reuters.

Por causa do escândalo, o Partido Trabalhista disse ter proibido quatro de seus atuais parlamentares de disputarem novos mandatos na próxima eleição, que deve ocorrer até junho de 2010 e na qual as pesquisa apontam ampla vitória da oposição conservadora.

Há especulações de que o ministro das Finanças, Alistair Darling, também afetado pelo escândalo, poderia ir para o lugar de Smith na pasta do Interior. O chanceler David Miliband também pode ser transferido de cargo.

"Quero continuar no meu cargo como secretário de Exterior", disse Miliband a jornalistas. "Vou continuar a apoiar o primeiro-ministro, a liderança que ele está oferecendo é importante."

Brown insiste que não irá renunciar, apesar do seu péssimo desempenho nas pesquisas de popularidade. Ele afirma que tem o dever de limpar a política antes de convocar as próximas eleições.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG