está mudando o rumo no Afeganistão - Mundo - iG" /

Escalada militar dos EUA está mudando o rumo no Afeganistão

Washington, 11 jan (EFE).- A escalada militar dos Estados Unidos no Afeganistão está mudando o rumo da guerra contra os talibãs, afirmou o comandante das forças americanas, general Stanley McChrystal, em entrevista divulgada hoje.

EFE |

O presidente dos EUA, Barack Obama, que em abril passado anunciou o envio de 21 mil soldados adicionais ao Afeganistão, dispõe agora de um reforço de 31 mil, o que em meados deste ano elevará para 100 mil o número de militares americanos no país, invadido em 2001.

McChrystal, em uma entrevista concedida ao programa "World News" da rede de televisão "ABC", disse que acredita que está cumprindo sua promessa de dar "um reviravolta fundamental" no terreno de guerra.

"Acho que agora estamos conseguindo", disse o oficial. "Mudamos a forma como operamos no Afeganistão, mudamos algumas de nossas estruturas e estamos a caminho de convencer o povo afegão de que estamos aqui para protegê-lo", acrescentou.

"Estivemos neste rumo por sete meses e acho que fizemos progressos", afirmou. "Mas ainda não é uma missão cumprida".

McChrystal citou como exemplo uma reunião que teve recentemente em um vale da província de Helmand, área onde os talibãs foram fortes e que foi um dos primeiros objetivos da escalada americana.

"Quando alguém vai para uma área onde os talibãs controlavam há apenas sete meses, reúne-se com uma "shura" (assembleia) de caciques e eles descrevem o futuro com otimismo considerável, percebe-se que a situação está mudando", disse. EFE jab/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG