Erupções vulcânicas ajudaram a formar o planeta Mercúrio

A atividade vulcânica teve um papel-chave na formação da superfície do planeta Mercúrio, repleta de crateras, eliminando a versão anterior de que tal processo se devia a impactos de asteróides, indica um estudo divulgado nesta quinta-feira.

Os cientistas basearam sua conclusão em diversas imagens transmitidas pela sonda norte-americana Messenger, que, no dia 14 de janeiro, se aproximou e tirou fotografias de Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar e o mais próximo do Sol.

A equipe do geólogo especializado em planetas James Head, da Universidade Brown, afirmou que parece que o planeta "atravessou uma intensa série de mudanças de sua paisagem há cerca de 3 a 4 bilhões de anos, e que a fonte de grande parte dessa reestruturação ocorreu a partir de dentro", segundo a publicação no Journal Science.

"Agora queremos saber quando ocorreu isso e o que fez com que tivessem se desacelerado e eventualmente parado", disse.

Os cientitas estudaram algumas das depressões na superfície do planeta e constataram que algumas eram aberturas vulcânicas com remanescentes de lava que formavam um anel brilhante ao seu ao redor.

Outras áreas apresentavam rochas fundidas que haviam sido expelidas do coração do planeta e chegado até a superfície.

A passagem do Messenger próximo de Mercúrio permitiu que os cientistas tenham uma perspectiva nova sobre ele, já que 55% de sua superfície nunca haviam sido vista antes.

A formação das crateras na superfície de Mercúrio tem sido tema de debate entre os cientistas desde que a primeira sonda -Mariner 10- se aproximou três vezes em 1974 e 1975, embora em cada passagem o planeta tenha apresentado a mesma face.

Além da aproximação de janeiro, a Messenger realizará outras duas, em outubro de 2008 e em setembro de 2009, antes de se colocar na órbita de Mercúrio em março de 2011. A sonda foi lançada no dia 3 de agosto de 2004.

js/dm