Erupção de vulcão na Islândia forma novas crateras

REYKJAVIK, Islândia (Reuters) - Um vulcão que está lançando vapor e cinzas na atmosfera no sul da Islândia criou novas crateras pela lava expelida, informou a rádio islandesa nesta quarta-feira. O vulcão sob a geleira Eyjafjallajokull iniciou uma erupção há 10 dias forçando centenas de pessoas a abandonar a área e autoridades a desviar voos.

Reuters |

Uma nova fissura de 300 metros abriu-se nesta quarta-feira, informou a rádio estatal. Geólogos acreditam que isso pode significar que a atividade vulcânica está se movendo mais para o norte, em direção à reserva natural de Thorsmork, uma popular atração turística.

Um representante da Defesa Civil de Reykjavik, Vidir Gardarsson, disse ao jornal Morgonbladid que a fissura continua aumentando.

"Queremos retirar as pessoas da área, enquanto descobrimos o que está acontecendo", afirmou. "Esta é uma medida de segurança."

A polícia estima que cerca de 25 mil pessoas visitaram o local nos últimos dias.

A Islândia está numa área vulcânica e é vulnerável a erupções. A última delas ocorreu em 2004.

Cientistas têm monitorado a geleira Eyjafjallajokull, adormecida desde 1821, para sinais de atividade sísmica, mas disse que houve pouco alerta antes da última atividade.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG