se arrependerá de rejeitar acesso turco à UE - Mundo - iG" /

Erdogan diz que Sarkozy se arrependerá de rejeitar acesso turco à UE

Istambul, 11 jun (EFE).- O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, criticou hoje o presidente francês, Nicolas Sarkozy, por se opor à entrada da Turquia na União Europeia (UE) e disse que ele se arrependerá dessa rejeição.

EFE |

"O distinto senhor Sarkozy se arrependerá pelo que está fazendo", afirmou Erdogan em entrevista ao vivo à rede turca "NTV", ao se referir à oposição da França e da Alemanha a que a UE admita a Turquia, com quem mantém negociações de adesão desde 2005.

"Com (o ex-presidente francês Jacques) Chirac, mantivemos conversas dentro da UE, mas nunca vi este tipo de comportamento em Chirac", acrescentou o líder turco.

Devido à posição de Paris, Erdogan ameaçou suspender futuras viagens à França e as atividades culturais da Turquia previstas nesse país.

O primeiro-ministro turco também criticou a chanceler alemã, Angela Merkel, que também não é partidária à entrada da Turquia na UE.

"Nos tempos de (Gerhard) Schröder (ex-chanceler alemão), isso não acontecia", disse.

Dos 35 capítulos nos quais se dividem as negociações de adesão à UE, a Turquia conseguiu a abertura de 12, mas só um deles foi levado adiante.

Oito destes capítulos estão bloqueados devido à recusa da Turquia em abrir seus portos e aeroportos aos navios e aviões do Chipre, um membro da UE com o qual mantém uma disputa pela divisão da ilha mediterrânea. EFE Amu/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG