Equipes de Espanha, EUA e Nicarágua recuperam doente de hospital em ruínas

Porto Príncipe, 17 jan (EFE).- Socorristas da Espanha, Nicarágua, e Estados Unidos, recuperaram neste sábado com vida um paciente preso entre os escombros de um hospital de Porto Príncipe, onde estava, quando o terremoto de 7 graus de magnitude na escala aberta de Richter assolou na terça-feira a capital haitiana.

EFE |

Quatro dias depois do tremor, o paciente, um haitiano de cerca de 20 anos, permanecia ainda em um "casulo" que se formou a seu redor, tal como chamam os especialistas às cavidades que às vezes se formam neste tipo de acidente natural e que permitem manter as esperanças de sucesso.

O paciente mantinha ainda uma drenagem pulmonar quando foi resgatado por uma equipe multidisciplinar formada por especialistas em resgate da Flórida, da Nicarágua, e do grupo de Emergência e Resposta Imediata dos Bombeiros da Comunidade Autônoma de Madri.

Um dos chefes de equipe dos bombeiros, Matías Monedo, relatou à Efe que o resgate "não foi fácil", já que a maioria de seus equipamentos ainda permanece em Santo Domingo (República Dominicana), por isso que tiveram que trabalhar com o material que tinham a seu alcance no momento. EFE jsm/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG