Equipe de resgate polonesa parte para Haiti

Varsóvia, 15 jan (EFE).- A primeira equipe de resgate polonesa partiu hoje de Varsóvia para o Haiti, a bordo de um avião governamental, para colaborar nas tarefas de ajuda, após o terremoto que assolou o país caribenho.

EFE |

A equipe de resgate é formada por 54 bombeiros e dez cães treinados para detectar possíveis sobreviventes sob os escombros, disse à imprensa o ministro do Interior polonês, Jerzy Miller.

O grupo de voluntários, com quatro toneladas de equipamento especializado, permanecerá no Haiti durante uma semana.

Alguns dos participantes destacaram que um dos principais problemas será a diferença climática, já que, neste momento, Varsóvia registra temperaturas em torno de 10 graus abaixo de zero, enquanto, em Porto Príncipe, o termômetro marca cerca de 30 graus.

A saída do grupo ocorre depois que o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, definiu com o ministro de Exteriores, Radoslaw Sikorksi, o envio de ajuda humanitária urgente à ilha.

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 de Brasília da terça-feira e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe, a capital do país. A Cruz Vermelha do Haiti estima que o número de mortos ficará entre 45 mil e 50 mil.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro do país, Jean Max Bellerive, havia falado de "centenas de milhares" de mortos.

O Exército brasileiro confirmou que pelo menos 14 militares do país que participam da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) morreram em consequência do terremoto.

A brasileira Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, ligada à Igreja Católica, também morreu no tremor.

Diferente do número do Exército, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, aumentou hoje o número de mortos para 17 - considerando as mortes de Luiz Carlos da Costa, funcionário da ONU, e de outro brasileiro que não identificou -, segundo informações da "Agência Brasil". EFE nt/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG