Equipe de Obama nomeia dois representantes para a reunião do G-20

A equipe de transição do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nesta quarta-feira a ex-secretária de Estado Madeleine Albright e o ex-parlamentar republicano Jim Leach como representantes na cúpula do G-20, previsto para este final de semana em Washington.

AFP |

Os dois representantes de transição "estarão disponíveis para o encontro com as delegações", informou a equipe nesta quarta-feira em comunicado.

Sua missão durante estes "encontros extra-oficiais" será "buscar idéias em nome do presidente e do vice-presidente eleitos", diz o texto.

"A cúpula deste final de semana é uma grande oportunidade para ouvir os líderes das mais importantes economias do mundo", destacou Denis McDonough, conselheiro em política externa de Obama, no comunicado.

McDonough lembrou, porém, que "nos Estados Unidos, há apenas um presidente de cada vez", e que o republicano George W. Bush ainda será o presidente do país durante o G-20.

Ao escolher Albright e um ex-parlamentar republicano que apoiou Obama, a equipe do presidente eleito mostra sua vontade de atuar na cúpula sem qualquer espírito partidário.

Madeleine Albright foi secretária de Estado durante o segundo mandato de Bill Clinton (1996-2000). Antes disso, era embaixadora dos Estados Unidos no ONU.

Jim Leach é um ex-representante republicano de Iowa no Congresso.

emp/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG