bons ventos em restabelecimento de relações com a Colômbia - Mundo - iG" /

Equador vê bons ventos em restabelecimento de relações com a Colômbia

Bogotá, 16 set (EFE).- O ministro da Defesa equatoriano, Javier Ponce, afirmou hoje que há muito bons ventos no processo do restabelecimento de relações com a Colômbia, o qual os chanceleres dos dois países iniciarão no próximo dia 22 em Nova York e ao qual os titulares de Defesa podem vir a se juntar depois.

EFE |

"Acho que no dia 22 as conversas começarão, e em algum momento também haverá um diálogo entre os ministros da Defesa", disse Ponce em declarações à rádio colombiana "La FM", em alusão à reunião da semana que vem entre o ministro das Relações Exteriores colombiano, Jaime Bermúdez e seu colega do Equador, Fander Falconí, durante a Assembleia Geral da ONU.

Para Ponce, a presença de Bermúdez e do ministro da Defesa da Colômbia, Gabriel Silva, na reunião da União de Nações Sul-americanas (Unasul) realizada ontem em Quito foi "um dos sucessos" do encontro.

O comparecimento de ambos "ratificava a característica do Equador como presidente temporário da Unasul, questão que a Colômbia chegou a colocar em dúvida", lembrou o titular da Defesa equatoriana.

A reunião do próximo dia 22 em Nova York será o primeiro encontro oficial em nível governamental entre Equador e Colômbia desde a ruptura das relações entre os dois países em março de 2008 por causa do bombardeio colombiano a um acampamento clandestino das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no norte equatoriano.

Morreram na ação o segundo na linha de comando e porta-voz internacional das Farc, Luis Édgar Devia, conhecido como "Raúl Reyes", além de outros rebeldes e civis. EFE jgh/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG