Equador e Colômbia buscam em Washington normalizar relações diplomáticas

Washington, 10 jun (EFE).- Os vice-chanceleres do Equador, José Valencia, e da Colômbia, Camilo Reyes, iniciaram hoje uma reunião em Washington com o propósito de avançar na normalização de suas relações diplomáticas.

EFE |

Na entrada da reunião, o embaixador equatoriano na Organização dos Estados Americanos (OEA), Efraín Cocíos, disse que "há sérias perspectivas de que melhorem as relações entre a Colômbia e o Equador, e isso é um grande êxito para a OEA, que serviu de mediador".

"Viemos otimistas à reunião de agora, achamos que vamos dar novos e melhores passos positivos para melhorar as relações entre os dois países", acrescentou.

O funcionário lembrou que a relação já está em andamento em nível de encarregados de negócios, e afirmou que fica pendente determinar os mecanismos de confiança que os dois têm que estabelecer para normalizar as relações.

Neste sentido, o vice-chanceler da Colômbia disse que "já em reuniões anteriores trabalhamos em alguns mecanismos para retomar com toda plenitude as relações entre Equador e Colômbia".

"Vamos ver se afinamos hoje as outras medidas de confiança e mecanismos que estamos delineando há algum tempo. Tomara que possamos terminar estes trabalhos hoje", disse.

Os dois países se viram em meio a uma grave crise diplomática no início de março, quando militares colombianos bombardearam um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) instalado no Equador. EFE elv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG