esclarecimento - Mundo - iG" /

Equador diz que carta de Correa a Bentancourt é um esclarecimento

Bogotá, 16 jul (EFE).- O ministro de Segurança equatoriano, Gustavo Larrea, assinalou hoje que a carta enviada pelo presidente Rafael Correa a Ingrid Betancourt para expressar seu mal-estar com o apoio que a ex-refém declarou à operação militar colombiana no Equador, só procura esclarecer a posição de seu Governo.

EFE |

"É uma carta de esclarecimento sobre o que ela de repente não conhecia, queríamos deixar claro que foi uma violação da nossa soberania", assinalou o funcionário, no Equador, para a emissora de rádio colombiana "La FM".

Larrea assinalou que ainda não receberam uma resposta formal por parte de Betancourt, mas que buscam uma relação formal com a ex-candidata presidencial que visitará no mês de agosto o Equador.

"Nós temos todas as considerações, Ingrid visitará nosso país nas próximas semanas e a receberemos de braços abertos como sempre fizemos no Equador. Ficamos muito felizes com sua libertação", disse o ministro.

Além disso, Larrea assegurou que o Equador colaborará com a iniciativa de Betancourt, libertada em 2 de julho junto com três americanos e 11 policiais e militares em uma operação de resgate do Exército, na busca da liberdade de todos os seqüestrados em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Correa enviou uma carta a Betancourt para expressar a ela sua surpresa e mal-estar com o apoio dado à operação militar colombiana em solo equatoriano em 1ª de março.

Em uma carta datada de 10 de julho e divulgada na terça-feira pela Presidência, Correa diz a Betancourt que ficou "surpreendido" e que "lamenta profundamente" as declarações feita pela ex-refém em 9 de julho à "BBC", nas quais apóia o "ataque perpetrado por parte das Forças Armadas Colombianas".

Betancourt, em entrevista à "BBC", respaldou a incursão das tropas colombianas no Equador, embora tenha reconhecido que "o ideal seria se tivesse contado com o Governo de Correa". EFE fer/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG