técnica a pagamento de bônus - Mundo - iG" /

Equador declara moratória técnica a pagamento de bônus

QUITO - A ministra da Economia do Equador, María Elsa Viteri, declarou em moratória técnica o pagamento de US$ 30,47 milhões correspondentes aos juros dos bônus Global 2015, que venciam nesta segunda-feira. Segundo fontes do Ministério da Economia consultadas pela Agência Efe, a moratória técnica dá ao governo mais 30 dias para fazer o devido pagamento.

EFE |

Viteri, em rápidas declarações à imprensa, disse, sem mais detalhes, que seu país estava, sim, recorrendo à moratória técnica. A medida foi tomada poucos dias depois de o presidente equatoriano, Rafael Correa, ter anunciado que não pagaria US$ 30,6 milhões referentes aos bônus Global 2012, que também venciam nesta segunda.

Em 4 de dezembro, Elsa Viteri havia dito que seu país estava disposto a declarar "moratória com responsabilidade" em relação a certas partes de sua dívida externa. Além disso, tinha frisado que o governo buscaria "recursos e mecanismos não pagar a dívida ilegítima e ilegal".

Na ocasião, ela explicou que por "moratória com responsabilidade" entende-se "buscar os mecanismos para evitar o pagamento da dívida ilegítima e ilegal".

Por sua vez, o presidente equatoriano disse que não está disposto a pagar certos créditos, sob suspeita de alguns deles terem sido contratados de forma irregular.

Correa declarou ainda que, fora o estudo do caso em nível jurídico, prepara uma proposta de reestruturação com "um desconto muito grande".

    Leia tudo sobre: equador

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG