falta de seriedade diplomática - Mundo - iG" /

Equador acusa Colômbia de falta de seriedade diplomática

Quito, 7 dez (EFE).- O Governo do Equador acusou hoje a Colômbia de falta de seriedade para buscar ações que permitam normalizar as relações diplomáticas bilaterais, rompidas desde março passado.

EFE |

A Chancelaria equatoriana, em comunicado, rejeitou as últimas declarações do ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, nas quais ele advertia sobre uma suposta falta de colaboração do Equador na luta contra a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A nota diz que Quito "conclui que as declarações do senhor Santos reafirmam, mais uma vez, a falta de seriedade da Colômbia em sua disposição para melhorar o clima de confiança entre os dois países".

Segundo a Chancelaria, Santos afirmou que a "Colômbia comunicou ao Governo equatoriano os locais nos quais fica a guerrilha e os acampamentos" que supostamente as Farc instalaram em território do Equador.

"O funcionário (colombiano) esquece, deliberadamente, que o Equador já desvirtuou perante a OEA (Organização dos Estados Americanos) a existência atual desses acampamentos, que foram alvo de 11 operações militares e de ações realizadas pela Polícia" equatoriana, diz o comunicado oficial.

"É inverossímil que a Colômbia reitere falsas acusações e, ao mesmo tempo, esqueça que ocupa o primeiro lugar na região como o país de maior cultivo e produção de drogas ilícitas e com a maior presença de grupos armados irregulares", reforça a Chancelaria.

Fora isso, lembra que o Equador "veio colaborando ativamente no marco do mecanismo de bons ofícios junto à OEA para restabelecer um clima de confiança entre os dois países".

Por isso, o Equador rejeita o fato de Santos também ter afirmado que "seu Governo está disposto a normalizar as relações com o Equador, quando se nega a oferecer verdadeiras respostas às exigências equatorianas". EFE fá/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG