Epidemia de sarampo ameaça torcedores da Eurocopa

Torcedores de futebol que pretendem assistir aos jogos da Eurocopa, que será disputada entre 7 e 29 de junho na Áustria e na Suíça, devem se vacinar contra o sarampo, alertam as autoridades de saúde européias. Segundo especialistas do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), há uma epidemia da doença nos dois países que abrigam o campeonato deste ano.

BBC Brasil |

Dados do ECDC indicam que nos primeiros quatro meses de 2008 já foram registrados 1,3 mil casos de sarampo na Europa, comparados com menos de 800 no mesmo período do ano passado.

Um time de especialistas em vacinas está realizando uma avaliação de risco na Áustria, oito semanas antes do início do campeonato.

"O sarampo é uma dos vírus mais contagiosos atualmente, causa doenças graves e pode levar à morte. Caso pessoas não vacinadas sejam expostas ao vírus, terão grandes chances de serem infectadas", disse Zsuzsanna Jakab, diretora do centro.

Segundo Jakab, recentemente, ocorreram epidemias graves em diversos países europeus, portanto, "o risco para milhões de pessoas sem vacina é real".

Europa
A vacina de rotina contra o sarampo foi adotada em diversos países europeus na década de 80. Mas muitos jovens e crianças não tiveram oportunidade ou se recusaram a ser vacinados, o que torna a meta de eliminar o sarampo na Europa até 2010 difícil de ser atingida.

O professor Steve Field, diretor do Royal College de Clínicos Gerais afirma que todas as crianças devem ser vacinadas, já que o risco se estende a todos os países europeus e não é uma ameaça apenas para os torcedores da Eurocopa.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG