Enviado iraniano ressalta afinidades com Mauritânia sobre O.Médio

Nuakchott, 25 jun (EFE) - O enviado especial da Presidência iraniana, Mohammad Taghi Moayyed, afirmou hoje em Nuakchott que há uma identidade de pontos de vista entre Mauritânia e Irã sobre a situação na Palestina e no Oriente Médio.

EFE |

"Os povos mauritano e iraniano têm vários elementos comuns", acrescentou Moayyed no fim da reunião que teve com o chefe de Estado da Mauritânia, Sidi Mohammed Ould Cheikh Abdallahi, apesar de não ter dado outras explicações sobre as afinidades entre os dois países em relação à situação no Oriente Médio.

O enviado especial do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse que tinha conversado com o chefe de Estado mauritano sobre distintos aspectos da cooperação bilateral, sobretudo nos âmbitos do petróleo, a agricultura, o comércio e a petroquímica.

"O Irã dispõe de grandes capacidades que poderiam contribuir ao desenvolvimento da cooperação entre os dois países irmãos", lembrou o enviado iraniano, que ocupa atualmente o cargo de embaixador do Irã em Túnis.

Moayyed anunciou que a próxima visita à Mauritânia do ministro de Assuntos Exteriores iraniano -para a qual ainda não foi fixada uma data- permitirá iniciar uma comissão mista de cooperação entre os dois países e que, além disso, espera que este fórum "contribua para reforçar as relações bilaterais". EFE mo/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG