Enviado especial dos EUA para O.Médio chega hoje a Argel

Argel, 14 abr (EFE).- O enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, chegará hoje a Argel procedente de Rabat, dentro de sua viagem pelos países da região, informaram à Agência Efe fontes da Embaixada americana em Argel.

EFE |

O enviado do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, permanecerá um dia na capital argelina, na primeira visita de um alto funcionário da nova Administração americana ao país norte-africano, disseram as mesmas fontes.

A chegada de Mitchell ocorre poucos dias depois da reeleição de Abdelaziz Bouteflika com 90,24% dos votos nas eleições presidenciais argelinas da quinta-feira, segundo os dados oficiais.

Ao contrário da França e da União Europeia (UE), que felicitaram o presidente pela vitória, o porta-voz do Departamento de Estado americano, Richard Aker, mostrou-se "preocupado" com as denúncias de fraude feitas pelos cinco adversários de Bouteflika e pelos partidos de oposição, mas não questionou a validade da votação.

"Estamos preocupados com estas questões", disse Aker, em referência às denúncias, "e desejamos que o Governo as responda", mas acrescentou que, "por enquanto, não vemos nenhuma razão para não crer que continuaremos cooperando com o presidente Bouteflika em seu próximo mandato".

Os EUA consideram a Argélia um parceiro essencial na luta antiterrorista, e o país norte-africano é o segundo do mundo árabe em importância, depois da Arábia Saudita, em trocas comerciais e em investimentos em hidrocarbonetos por parte dos Estados Unidos.

As relações entre os dois países passaram por um momento delicado em fevereiro, quando se soube que o chefe da CIA em Argel, Andrew Warren, tinha sido acusado de abuso sexual contra duas cidadãs argelinas.

Warren foi levado a Washington, que abriu uma investigação sobre o assunto, e os contatos da Embaixada dos EUA em Argel com as instituições oficiais do país diminuíram consideravelmente após a publicação das acusações contra o agente. EFE jg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG