Enviado dos EUA recebe documentos do programa nuclear da Coréia do Norte

Um diplomata norte-americano retornou neste sábado da Coréia do Norte com documentos relativos ao tratamento de plutônio realizado nesse país, como parte do processo de verificação das atividades nucleares norte-coreanas, constatou um fotógrafo da AFP.

AFP |

Sung Kim, diretor de assuntos coreanos do Departamento de Estado norte-americano, que estava à frente de uma delegação na Coréia do Norte, atravessou neste sábado a fronteira entre as duas Coréias em Panmunjon para, em seguida, retornar ao Sul.

A delegação norte-americana trazia sete caixas de papelão que continham 18.000 páginas de documentos sobre o programa norte-coreano de tratamento de plutônio.

"Devemos levar estes documentos e os analisaremos", afirmou Sung King, consultado sobre o conteúdo dos documentos.

De acordo com um alto-funcionário do Ministério sul-coreano das Relações Exteriores citado pela agência de imprensa Yonhap, os documentos são principalmente relatórios sobre o funcionamento das instalações nucleares norte-coreanas, sobretudo um reator e instalações de tratamento de plutônio.

No entanto, estes documentos, segundo uma autoridade norte-americana em declarações ao jornal New York Times, não conteriam detalhe algum sobre o programa nuclear de enriquecimento de urânio nem sobre o envolvimento da Coréia do Norte na "proliferação" nuclear.

O Departamento de Estado havia anunciado na terça-feira que Sung Kim viajaria a Pyongyang, na primeira visita de uma delegação dos Estados Unidos depois que Washington acusou a Coréia do Norte de ajudar a Síria a construir um reator nuclear.

yj/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG