Enviado dos EUA para O.Médio chega à Síria no domingo

Damasco, 23 jul (EFE).- O enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, chegará no domingo à Síria para se reunir com o presidente sírio, Bashar al-Assad, e tentar colocar as bases de uma paz global no Oriente Médio, informaram hoje fontes oficiais sírias.

EFE |

Mitchell foi o primeiro funcionário de alta categoria americano a visitar, há um mês, este país árabe desde que o presidente dos EUA, Barack Obama, tomou posse, em janeiro.

A visita do enviado americano faz parte de uma nova viagem pela região, acrescentaram as fontes, que não precisaram que outros países visitará.

Na semana passada, o assessor de Mitchell, Fred Hoff, esteve na Síria, onde se reuniu com o ministro de Assuntos Exteriores, Walid al-Moualem.

A Síria manteve contatos indiretos com Israel, sob a mediação da Turquia, a fim de resolver o futuro das Colinas do Golã, território sírio ocupado por Israel desde a Guerra dos Seis Dias (1967).

Desde 2005, os Estados Unidos não têm embaixador no país árabe, depois do assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri em Beirute, fato que os EUA atribuíram aos serviços secretos sírios.

EFE gb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG