Enviado dos EUA diz ter como meta retomada do diálogo entre Síria e Israel

Damasco, 26 jul (EFE).- O enviado da Casa Branca para o Oriente Médio, George Mitchell, disse hoje, em Damasco, que um de seus objetivos a curto prazo é a retomada do diálogo entre Síria e Israel.

EFE |

Em declarações aos jornalistas após uma reunião com o presidente sírio, Bashar al-Assad, Mitchell disse que "a paz global é a única maneira de garantir a estabilidade, a segurança e a prosperidade de todos os Estados da região".

O diplomata classificou a conversa com Assad como "muito franca e positiva". "Discutimos as perspectivas para fazer avançar a paz global e melhorar as relações bilaterais", declarou.

"Quanto às relações com a Síria, os EUA estão comprometidos com um diálogo baseado em interesses comuns, no respeito mútuo e em alicerces que permitam discussões sobre nossos objetivos e diferenças", explicou.

Ainda segundo Mitchell, o objetivo desta paz é a normalização das relações entre Israel e os palestinos, entre Israel e Síria, entre Israel e Líbano e, definitivamente, "com todos os países da região".

Esta é a segunda vez, desde janeiro, que o enviado do presidente Barack Obama visita a Síria. Antes de chegar a este país, ele passou pelos Emirados Árabes Unidos. As próximas escalas de sua atual viagem à região são Israel e Egito.

Em nota, o gabinete presidencial de Assad reiterou a proposta de "paz por territórios" como saída para os conflitos e disputas com Israel, que ocupa o território sírio das Colinas de Golã há mais de 40 anos. EFE gb/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG