não é tarde demais para negociar - Mundo - iG" /

Enviado dos EUA diz a Pyongyang que não é tarde demais para negociar

Tóquio - O secretário de Estado adjunto americano para a Ásia do Leste e Pacífico, Kurt Campbell, disse hoje à Coreia do Norte que ainda não é tarde demais para voltar à mesa de negociações do diálogo de seis lados que almeja sua desnuclearização.

EFE |

"Achamos que é importante enviar uma mensagem coletiva à Coreia do Norte de que não é tarde demais, e que ainda desejamos que voltem ao diálogo de seis lados e às negociações responsáveis", declarou Campbell em sua primeira visita oficial a Tóquio, citado pela agência local "Kyodo".

Segundo um comunicado do Ministério de Assuntos Exteriores japonês, representantes americanos e japoneses destacaram a necessidade de implantar a nova resolução do Conselho de Segurança da ONU contra o segundo teste nuclear da Coreia do Norte, ocorrido em maio.

Japão e Estados Unidos também insistiram na importância de colaborar de maneira estreita tanto bilateralmente, quanto com a Coreia do Sul, na questão norte-coreana.

O processo de diálogo de seis lados, do qual participam as duas Coreias, EUA, Japão, China e Rússia, permanece estagnado desde dezembro de 2008 devido a uma falta de consenso em relação à verificação do processo de desnuclearização da Coreia do Norte.

Pyongyang anunciou em abril que abandonaria as negociações para sua desnuclearização em forma de protesto diante da condenação do Conselho de Segurança por causa do lançamento de um foguete de longo alcance no mesmo mês. A suspeita era de que o procedimento mascarava o teste de um míssil.

Considerado como um dos representantes-chave da política externa do atual Governo dos EUA, Campbell também conversou hoje por telefone com o ministro de Assuntos Exteriores japonês, Hirofumi Nakasone.

Leia mais sobre: Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do nortecoréia do suleua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG