Enviado dos EUA ao Afeganistão e Paquistão vai à Ásia semana que vem

Washington, 29 jan (EFE).- O representante especial dos Estados Unidos para o Afeganistão e Paquistão, Richard Holbrooke, participará de um evento sobre segurança semana que vem na cidade de Munique, na Alemanha, e depois chegará ao sul da Ásia.

EFE |

Segundo o Departamento de Estado, Holbrooke acompanhará o vice dos EUA, Joe Biden, e o Conselheiro de Segurança nacional, James Jones, na 45ª edição do evento, também conhecido como Wehrkunde e que durará três dias.

De Munique, o representante americano viajará diretamente para o sul da Ásia. O Governo ainda não divulgou datas concretas ou os países a serem visitados por Holbrooke, antigo mediador americano no Pacto de Dayton - que em 1995 colocou fim à guerra na Bósnia.

O porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Robert Wood, explicou que o representante especial dos EUA para o Afeganistão e Paquistão quer entrar em "contato com líderes na região e também escutar o que eles têm a dizer sobre como melhorar a situação".

Esta será a primeira viagem de Holbrooke à região, cerca de uma semana depois de ser nomeado para o cargo pelo presidente Barack Obama para esses dois países.

Ao assumir, Holbrooke disse que seu trabalho será muito difícil, mas prometeu fazer tudo o que puder para alcançar os objetivos dos EUA no Afeganistão e Paquistão, garantindo a paz na região.

O Governo considera que enfrentar a situação no Afeganistão significa pôr em prática uma estratégia integral que envolva não só o país e o Paquistão, mas que envolva também implique a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e outros aliados. EFE cai/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG