Enviado do Governo chinês visita Coreia do Norte

Seul, 17 set (EFE).- O conselheiro de Estado chinês, Dai Bingguo, se reuniu nesta quarta-feira com o vice-ministro de Exteriores norte-coreano, Kang Sok-ju, em Pyongyang, informou hoje a agência sul-coreana Yonhap.

EFE |

O conselheiro chinês chegou ontem a Pyongyang como emissário do presidente da China, Hu Jintao, acompanhado dos vice-ministros de Exteriores, Wu Dawei, e de Comércio, Fu Ziying, informou a agência estatal norte-coreana KCNA, citada hoje pela sul-coreana Yonhap.

De acordo com as mesmas fontes, ambas as partes trocaram opiniões sobre suas relações bilaterais e temas regionais e internacionais em um ambiente cordial e de forma sincera.

O regime comunista da Coreia do Norte recebeu à delegação chinesa com um banquete de boas vindas ao que assistiu o primeiro vice-ministro de Exteriores norte-coreano, Kang Sok-ju.

Antes de participar do banquete, a delegação chinesa presenciou também os jogos ginásticos de massas "Arirang" de propaganda comunista da Coreia do Norte, disseram as fontes.

Espera-se que o emissário da China, principal aliado da Coreia do Norte, se encontre com o líder norte-coreano, Kim Jong-il, durante sua visita a Pyongyang.

A visita acontece num momento em que Washington se mostra disposto a manter um diálogo direto com Pyongyang para tentar o reatamento dos diálogos multilaterais para a desnuclearização norte-coreana, suspensos desde dezembro de 2008 por rejeição de Pyongyang.

Em julho Dai Bingguo se reuniu em Washington com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pelo que se acredita que o emissário pôde explicar às autoridades norte-coreanas as posturas dos EUA e da China sobre o diálogo nuclear, no qual também participam Coreia do Sul, Japão e Rússia. EFE ce/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG